saude-inovadora-2024-rede-inovacao-esg-ia-ecossistema-hub-startup-cns-simers-hospital-cfm-conselho-federal-medicina-4
EINSTEIN
saude-inovadora-2024-rede-inovacao-esg-ia-ecossistema-hub-startup-aldo-rosa-cns-cremesp-congresso-medicina-sao-paulo-sp

Fórum +Saúde 2023: Presidente do Simers reforça importância da valorização do médico e da Medicina

Fórum +Saúde 2023: Presidente do Simers reforça importância da valorização do médico e da Medicina

“Temos a missão de promover debates que garantam a valorização do médico, da Medicina e uma saúde qualificada”. Com esta frase, o presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcos Rovinski, abriu oficialmente o 2º Fórum +Saúde: Debater a Saúde e Construir o Futuro, na noite desta sexta-feira, 27. O evento movimenta o Hotel DeVille Prime Porto Alegre, reunindo lideranças da áreas, médicos e acadêmicos.

Em sua fala, Rovinski também destacou a programação intensa e diferenciada do evento e agradeceu as presenças do presidente da Federação Médica Brasileira (FMB), Tadeu Calheiros, do presidente do Conselho Regional de Medicina do RS (Cremers), Eduardo Trindade, e da representante do governo de Pernambuco, Bruna Dornelas.

Calheiros parabenizou o Sindicato Médico gaúcho pela iniciativa e pelo trabalho que a entidade vem realizando em prol da categoria e da Saúde. “O Simers está na vanguarda do movimento médico, sempre com ações propositivas e temos motivos para acreditar que estamos no caminho certo. A exemplo da mobilização que presenciei hoje na defesa do colega Marcelo Matias, vice-presidente “, afirmou o presidente da FMB.

O presidente do Cremers também citou a recente demissão sofrida pelo vice-presidente do Simers, Marcelo Matias, e destacou a participação maciça dos futuros médicos no evento. “Os rumos da Medicina parecem sombrios. Por isso, temos a obrigação de levar aos jovens a necessidade de combatermos pela Medicina. De combatermos a proliferação de escolas médicas e a desinformação, pois não faltam médicos. Faltam concursos e contratos bem feitos”, alertou Trindade.

A gestora de Regionalização da Secretaria de Saúde de Pernambuco também enalteceu a iniciativa inovadora. “Em nome da governadora Raquel Lyra, agradeço a oportunidade de participar de um evento brilhante, com temáticas diversas para discutirmos a Saúde do futuro”, disse Bruna.

Palestra de abertura

A abertura do 2° Fórum +Saúde contou com a palestra do médico e escritor J.J. Camargo, que abordou sobre pessoas que fazem a diferença. Ele trouxe aos presentes uma reflexão sobre a construção da felicidade a partir do momento que se descobre o prazer de fazer. Paralelo que ele considera fundamental na vida profissional de um médico.

Para ele, a empatia pelos pacientes, a inteligência emocional e o olhar humano no cuidado estão entre os aspectos essenciais para que isso aconteça. “Na Medicina, não dá para ser médico pela metade e um pré-requisito para ser médico é fazer a diferença”, destaca.

2° Fórum +Saúde

A intensa programação do *2º Fórum +Saúde: Debater a Saúde e Construir o Futuro*, promovido pelo Simers, continua neste sábado, 28. São mais de 40 atividades, incluindo palestras, painéis interativos, rodas de conversa, minicurso e apresentação de trabalhos. Paralelo ao evento, também estão sendo realizados o Encontro de Lideranças da Saúde e o Simpósio da Educação Médica.


https://simers.org.br/