saude-inovadora-2024-rede-inovacao-esg-ia-ecossistema-hub-startup-cns-simers-hospital-cfm-conselho-federal-medicina-4
EINSTEIN
saude-inovadora-2024-rede-inovacao-esg-ia-ecossistema-hub-startup-aldo-rosa-cns-cremesp-congresso-medicina-sao-paulo-sp

Fórum +Saúde 2023: Debater a Saúde e Construir o Futuro inicia com recorde de palestras e painéis

Fórum +Saúde 2023: Debater a Saúde e Construir o Futuro inicia com recorde de palestras e painéis

A Capital gaúcha sedia de sexta-feira, 27, até sábado, 28, o 2º Fórum + Saúde: Debater a Saúde e Construir o Futuro, criado pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul e tem por objetivo debater o futuro da assistência em Saúde, no Brasil. O evento, que está sendo realizado nas salas do Hotel DeVille Prime Porto Alegre, conta mais de 40 atividades entre palestras e painéis, a partir de três eixos considerados fundamentais não só para o profissional, mas, também, para a população, sendo eles: Profissionais da Medicina, Prática Médica e Cenário da Saúde.

“O Fórum é local adequado para discutirmos saúde. Temos muitos profissionais renomados, autoridades e estudantes que querem apresentar o que estão fazendo e buscar conhecimento e estabelecer redes de contato para seguir evoluindo. Tenho certeza de que ao final sairemos com uma ideia mais concreta quanto ao futuro da Medicina e instigados a seguir nos preparando para os próximos anos, que tenho certeza serão norteados pela revolução tecnológica que está em curso no mundo e muito particularmente na nossa atividade profissional”, observa o presidente do Simers, Marcos Rovinski.

Simers.edu

O presidente circulou pela manhã pelas seis salas de palestras e conheceu a Arena Silenciosa do Simers.edu, plataforma de educação a distância do Sindicato, instalada em lounge no hotel, com computadores rodando vídeos de 30min a 40min com aulas que foram produzidas para a plataforma. Estão sendo disponibilizados fones de ouvido para que os interessados possam se isolar do evento e se concentrar nos temas dos cursos. O Simers.edu, plataforma de EAD exclusiva, foi criada com o objetivo de elevar o nível de conhecimento e habilidades dos médicos. A ideia é oferecer aos seus mais de 15 mil sócios uma seleção de cursos abrangendo áreas como gestão, marketing, vendas, finanças, além de temas voltados a diversas especialidades médicas. A plataforma “Simers.edu” oferece aos médicos a liberdade de aprender em seu próprio ritmo, permitindo que eles ampliem seus horizontes e atualizem seus conhecimentos em um ambiente flexível e conveniente.

Ao participar da Roda de Conversa – Os caminhos até ser especialista na Sala Farroupilha, no início da manhã, Marcos Rovinski saudou a presença do médico Fernando Waldemar, que era um dos palestrantes e abordava sua experiência, lembrando que ele tinha participado do Núcleo Acadêmico da entidade médica, o NAS. “O Fernando fez parte do NAS e está nos apresentando uma palestra enriquecedora. O Sindicato tem e sempre terá portas abertas para pessoas que queiram fazer a diferença. Estamos preocupados e voltados para a formação de excelentes profissionais, mas também de líderes”, garantiu Rovinski.

A Roda de Conversa – Os caminhos até ser especialista foi mediada por Álvaro Righi e contou, também, com a palestra de Janini Alessi, professora da PUCRS. Outro painel que também mereceu atenção especial dos participantes pela manhã foi O futuro da Medicina: dentro do olho do Furacão, mediado por João Pedro Santos, com a presença dos médicos J.J. Camargo, Leonardo Pinto e José Miguel Dora.

Outra atividade realizada na manhã desta sexta-feira foi o Minicurso – Comunicação de Más Notícias, mediado por Afonso Alencar de Souza Seganfredo, com a presença do médico André Islabão. Também tivemos o Curso de POCUS – Voluntários, com os médicos Paulo Mottin e Márcio Spagnol. Também, Medicina e Voluntariado, tendo como mediadora Carina Marangoni, com os médicos Filipe Vieira Kwiatkowski e Maria Fernanda Oliva. Outro painel Interativo da manhã que foi cercado por muita expectativa foi As novas revoluções da Medicina, mediado por Giovani Zocche Jr, com os médicos Betusa Kramer e Vitor Hugo Zeilmann.

Inovação e o futuro da Medicina

Ao final da manhã ocorreram a palestra A inovação em saúde e o futuro da Medicina, mediada por Júlia Quadros, com os médicos André Wajner, Giovani Gadonski e André Islabão. Em todas as palestras e painéis ocorrem debates ao final. O evento segue com muitas atrações à tarde, segue no sábado e tem a sua abertura oficial, com autoridades, às 19h desta sexta-feira. Além de palestrantes, médicos e estudantes, também estiveram presentes na manhã do primeiro dia do Fórum, os diretores do Simers e o presidente da Federação Médica do Brasil (FMB), Tadeu Calheiros.

Com o Fórum ocorre o Simpósio de Educação Médica é uma ação pioneira, voltada para os futuros médicos e que busca debater a excelência na formação dos acadêmicos em Medicina, que passa por um processo seletivo adequado e o ensino de valor. Para o Simers, somente dessa forma é possível a qualidade na prestação de cuidados de saúde, bem como o funcionamento otimizado do Sistema de Saúde para os próximos anos.

Também está acontecendo o Encontro de Lideranças da Saúde que reúne os diretores que atuam nos Núcleos Simers — temáticos e de especialidades médicas, para discutir as ações já concretizadas e o que está sendo feito na defesa do médico e por uma assistência de qualidade à população. Uma verdadeira troca de experiências entre os médicos, visando garantir o protagonismo do Sindicato Médico por uma Saúde efetiva.



2º Fórum +Saúde

Bem-vindo ao 2º Fórum +Saúde: Debater a Saúde e Construir o Futuro, um evento inédito promovido pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers). Marcado para os dias 27 e 28 de outubro, este fórum de destaque inova ao congregar o Simpósio de Educação Médica e o Encontro de Liderança da Saúde. O palco será o Hotel DeVille Prime Porto Alegre.

Ao longo desses dias, painéis de discussão moderados por dirigentes do Simers conduzirão reflexões cruciais sobre medidas imprescindíveis relacionadas aos três pilares interligados: Os Médicos, A Prática Médica e O Cenário da Saúde.

A abrangência do evento abraça médicos, estudantes de medicina, profissionais da área da Saúde e líderes da Indústria, com a participação inclusiva de figuras públicas de renome. A visão da entidade é estabelecer compromissos sólidos em prol da Saúde e de políticas públicas robustas, que garantam práticas exemplares e condições justas e dignas para o exercício da Medicina e a prestação de cuidados à nossa população. Junte-se a nós nessa busca por um futuro saudável e pujante, onde a excelência médica e o bem-estar da sociedade caminham lado a lado.

INSCRIÇÕES:
https://www.sympla.com.br/evento/2-forum-saude/2134682


Encontro de Lideranças da Saúde

Neste 2º Fórum +Saúde, estamos orgulhosos de apresentar a edição pioneira do Encontro de Lideranças da Saúde, que une os Núcleos Simers – temáticos e de especialidades médicas. Este é um espaço onde juntos, traçaremos um panorama abrangente das ações já concretizadas, das iniciativas em curso e das atividades centrais que concentram esforços na defesa da Medicina e da Saúde.

O evento também promoverá a harmonização e a interconexão entre os diversos núcleos, visando acelerar processos e aprimorar a abordagem de questões cruciais na área da Saúde. A discussão e o planejamento de serviços especializados serão protagonistas, trazendo consigo a promessa de otimizar o dia a dia dos médicos.

Nosso propósito é claro: buscar a harmonia, fomentar o diálogo e alcançar a convergência total com os valores e a missão da nossa entidade. Junte-se a nós enquanto trilhamos o caminho em direção a uma abordagem mais integrada, aprimorando constantemente o cenário da Saúde em prol de todos.


Simpósio de Educação Médica

Nossa iniciativa do 2º Fórum +Saúde inaugura o primeiro simpósio dedicado exclusivamente para explorar a excelência na formação dos futuros médicos. Reunindo todas as partes envolvidas nesse processo crucial, estamos prontos para discutir as práticas atuais e explorar caminhos em direção a resultados ideais.

Nosso Simpósio de Educação Médica congrega uma diversidade de stakeholders comprometidos com o avanço de Educação Médica, conjuntamente com os acadêmicos de Medicina. Analisaremos de perto as abordagens em vigor e buscaremos o ideal de formação. A ênfase na competência técnica dos médicos é uma bandeira enaltecida pelas principais entidades médicas nacionais. Compreendemos que um ensino de qualidade desempenha um papel fundamental na aprimorada prestação de cuidados de saúde à população e no funcionamento otimizado do Sistema de Saúde dos próximos anos. Junte-se a nós enquanto exploramos o panorama de Educação Médica no Simpósio que moldará o futuro da Medicina na nossa nação!


Programação


2º FÓRUM +SAÚDE


Dia 27/10/23 – Sexta-feira
Sala Guaiba


Educação médica: o lobby nos tribunais e o mercado de vagas

Palestrantes: Tadeu Henrique Pimentel Calheiros (FMB), Adriana Carvalho (Afya), Elizabeth Guedes e Silvio Pessanha Neto (ANUP)

O SUS pode se tornar sustentável?

Palestrantes: Marcel Van Hattem (Deputado federal), Nelsinho Trad (Senador)
Mediação: Monica Berg (Simers)

Advocacy médico/Por que precisamos de líderes médicos?

Palestrantes: Tadeu Henrique Pimentel Calheiros (FMB), Juarez Molinari (AMB), Marcos Rovinski (Simers)
Mediação: Tadeu Henrique Pimentel Calheiros

Painel de Abertura – A Saúde no país é sustentável?


SIMPÓSIO DA EDUCAÇÃO MÉDICA


Dia 27/10/23 – Sexta-feira
Sala Cambará


Roda de Conversa – Os caminhos até ser especialista

Palestrantes: Fernando Starosta de Waldemar (Médico), Janine Alessi (PUCRS)

Apresentação de trabalhos

Painel Interativo – O futuro da Medicina: dentro do olho do furacão

Palestrantes: J.J. Camargo (Médico), Leonardo Pinto (PUCRS)
Mediação: Vinícius de Souza (Simers)

Apresentação de trabalhos


Dia 27/10/23 – Sexta-feira
Sala Piratini 1


OFICINAS

Ontem, Hoje e Amanhã: A representatividade Estudantil e o Impacto na transformação da Profissão

Palestrantes: Julia Adames, Paula Ruggiro, João Pedro Santos (NAS)

Minicurso – Comunicação de Más Notícias

Palestrantes: André Islabão (Médico e escritor), Marina Peres Bainy (UFPel)

Curso de POCUS

Palestrantes: Marcio Spagnol, Paulo Mottin


Dia 27/10/23 – Sexta-feira
Sala Piratini 2


Apresentação de trabalhos

Medicina e voluntariado

Palestrantes: Filipe Vieira Kwiatkowski (Projeto de Mamografia Solidária em Pelotas), Maria Fernanda Oliva (MSF)

Apresentação de trabalhos

Painel Interativo – As novas revoluções da Medicina

Palestrantes: Vitor Hugo Zeilmann (Médico), Betusa Kramer (Simers)

Uma conversa franca sobre finanças e autorresponsabilidade

Palestrantes: Guilherme Cecin e Rodrigo Spohr (Simers)


Dia 27/10/23 – Sexta-feira
Sala Guaíba


A inovação em Saúde e o futuro da Medicina

Palestrantes: André Wajner (Eficiência Hospitalista), Giovani Gadonski (PUCRS), Saulo Mengarda (CEO HSL PUCRS)

Educação médica: O lobby nos tribunais e o mercado de vagas

Palestrantes: Elizabeth Guedes, Silvio Pessanha Neto (ANUP)

Uma conversa franca sobre finanças e autorresponsabilidade

Palestrantes: Guilherme Cecin (Médico e assessor financeiro)

Apresentação de trabalhos

Palestra Palco Principal


ENCONTRO DE LIDERANÇAS EM SAÚDE


Dia 27/10/23 – Sexta-feira
Sala Cambará


Radiografia da Pediatria no Rio Grande do Sul

Palestrantes: Daniel Wolff (Simers), Sérgio Luis Amantéa (SPRS)

Palestra no Auditório Guaíba

A importância da Medicina do Trabalho no Sistema de Saúde

Palestrantes: Francisco Cortes Fernandes (ANAMT), Vinicius de Mello (Simers)

Saúde mental nas residências médicas: cuidando de quem cuida

Palestrante: Gabriela Schuster (Simers)

Abertura Oficial: Sala Guaíba


Dia 28/10/23 – Sábado
Sala Guaiba


Podemos sonhar com um Sistema de Saúde sustentável?

Palestrantes: Pedro Westphalen (Médico e Deputado federal)
Mediação: Marcelo Matias (Simers)

O futuro da Saúde é humano

Palestrantes: Felipe Camozzato (Deputado estadual) Salvador Gullo Neto (Safety4Me)
Mediação: Luiz Alberto Grossi (Simers)

Estratégias para redução da judicialização da Saúde

Palestrantes: Leonardo Menin (MPRS), Mariana Polydoro de Albuquerque Diefenthäler (OAB/RS), Cláudio Martinewski (Ajuris)
Mediação: Marcos Rovinski (Simers)

O mercado de trabalho médico é sustentável?

Palestrantes: Fernando Uberti, Vinícius de Souza (Simers)
Mediação: Natállia Boff (Simers)

Políticas Públicas em saúde na prática. Como mudar cenários?

Palestrantes: Maira Callefi (IMAMA RS), Fernando Uberti (Simers)
Mediação: Danilo Soares (Simers)


SIMPÓSIO DA EDUCAÇÃO MÉDICA


Dia 28/10/23 – Sábado
Sala Guaiba


Roda de conversa – A Medicina do dia a dia: o que o livro não nos ensinou

Palestrantes: Germano Bonow (Médico, presidente do MUHM e ex-deputado estadual e federal),
Leonor Schwartsmann (Médica e ex-presidente MUHM)

Palestra Palco Principal

Meu caminho até a gestão: de acadêmico à liderança em Saúde

Palestrantes: Vinicius Sabedot Soares (Eficiência Hospitalista)

A pedra fundamental da Medicina

Palestrantes: Diego Miltersteiner (Ulbra) Vinícius de Souza (Simers)
Mediação: Vinícius de Souza

Robótica e a Medicina: Desafios do Passado e Futuro

Palestrante: Leandro Totti Cavazzola (UFRGS), Lucas Torelly (GHC), Leandro Totti Cavazzola (UFRGS), Francisco Bittencourt (UPF)

O que esperam de nós?

Palestrante: Alexander Sapiro, Janine Alessi, Paulo Mottim

Premiação dos melhores trabalhos


ENCONTRO DE LIDERANÇAS EM SAÚDE


Dia 28/10/23 – Sábado
Sala Cambará


Vamos falar sério sobre “violência obstétrica” e “parto humanizado”

Palestrante: Dr. Thiago Duarte (Médico e Deputado estadual),Daniela Alba, Jennifer Leal (Simers)

Sem um médico, seu conto de fadas pode virar uma história de terror: o que é o exercício ilegal da Medicina?

Palestrante: Anice Metzdorf (Simers)

Saúde Mental o Ano Todo: porque médicos são as principais vítimas de Burnout?

Palestrantes: Fernando Uberti (Simers), Daniel Arenas (HSL)

A verdade sobre Obstetrícia e Medicina

Palestrante: Lucas Schreiner (SOGIRGS), Marcelo Matias (Simers)

O papel do médico do trabalho na defesa do Ato Médico

Palestrantes: Monica Berg, Vinícius Mello, Fábio Pheula

Gestão em Pediatria: quais as perspectivas e desafios

Palestrante: João Ronaldo Mafalda Krauser (HMV), Betusa Kramer, Guilherme Peterson (Simers)


INSCRIÇÕES:
https://www.sympla.com.br/evento/2-forum-saude/2134682

VISITE:
https://simers.org.br/



O diretor-geral do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Fernando Uberti, convida os médicos e a sociedade para o 2º Fórum +Saúde: Debater a Saúde e Construir o Futuro, uma iniciativa inovadora da entidade e que acontece nos dias 27 e 28 de outubro, no Hotel DeVille Prime, na Capital. Fernando destaca a importância da participação de todos que buscam não só no debate, mas, também, a construção de estratégias para o enfrentamento dos desafios da Medicina e da Saúde.