Ital sediará centro de inovação em colágenos pioneiro no mundo
Acordo de PD&I e compartilhamento de área com a JBS Novos Negócios assinado nesta sexta-feira (5) visa atender demandas do mercado e dos consumidores por produtos saudáveis e acessíveis
O crescimento da produção de colágeno no Brasil impulsionado pela expansão das indústrias de alimentos, cosméticos e fármacos motivou acordo de parceria entre o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e a JBS Novos Negócios, assinado nesta sexta-feira (5) para criação do pioneiro Centro de Inovação e Desenvolvimento em Colágeno.
Sob liderança da Novapron+ e da Genu-in, empresas da JBS dedicadas a soluções e inovações em nutrição, saúde e bem-estar utilizando colágeno, a nova unidade de pesquisa será instalada junto ao Centro de Tecnologia de Frutas e Hortaliças (Fruthotec) do Ital, com previsão de início das atividades em novembro, tendo como pesquisadora responsável a diretora de Programação de Pesquisa e vice-diretora do Ital, Gisele Camargo.
“Temos investido em inovação aberta nos últimos três anos, como o Tropical Food Innovation Lab e o AptaHub Taquaral, e estamos confiantes no sucesso de mais essa iniciativa pioneira”, destacou Gisele. Para a diretora geral do Instituto, Eloísa Garcia, há um imenso potencial na parceria estabelecida. “É uma grande oportunidade e um desafio inovar. Sempre lembramos que o que nos trouxe até aqui não é o que nos levará para o futuro. Temos que pensar diferente e esse acordo é um grande exemplo”, disse.
Representando a JBS na assinatura do contrato, o diretor da Novapron+, Walter Lene, considera a criação de nova unidade de pesquisa no Ital um salto tecnológico, além de a localização em Campinas facilitar o acesso a insumos, a contratação de profissionais e a interface com clientes, já que a fábrica atual da empresa está sediada em Guaiçara, cidade com cerca de 11 mil habitantes situada na região de Lins.
“Na relação entre o setor público e o setor privado, sempre temos que achar caminhos como o que construímos e apresentamos à Consultoria Jurídica da Secretaria. O Ital está sempre criando inovações em como construir parcerias e trazer a iniciativa privada para próximo das nossas instituições de pesquisa”, ressaltou Carlos Nabil Ghobril, coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), que está à frente da gestão da pesquisa agropecuária de SP.
Sobre o Ital
Localizado em Campinas/SP, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) realiza pesquisa, desenvolvimento, assistência tecnológica e difusão do conhecimento nas áreas de embalagem e de processamento, conservação e segurança de alimentos e bebidas.
Fundado em 1963, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, o Ital possui unidades técnicas especializadas em carnes, produtos de panificação, cereais, chocolates, balas, confeitos, laticínios, frutas, hortaliças e embalagens, sendo certificado na ISO 9001 com parte dos ensaios acreditados na ISO/IEC 17025.
Por meio do Centro de Inovação em Proteína Vegetal, do Núcleo de Inovação Tecnológica e da Plataforma de Inovação Tecnológica, o Ital estimula alianças estratégicas para inovação e projetos de cooperação. Possui ainda Programa de Pós-Graduação aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Parabéns!