saude-inovadora-2024-rede-inovacao-esg-ia-ecossistema-hub-startup-cns-simers-hospital-cfm-conselho-federal-medicina-4
EINSTEIN
saude-inovadora-2024-rede-inovacao-esg-ia-ai-ecossistema-hub-startup-aldo-rosa-ceo-palestrante-cns-simesp-simers-health-meeting-puc-porto-alegre

Santa Casa de Porto Alegre recebe certificação internacional por excelência no tratamento de AVC

Santa Casa de Porto Alegre recebe certificação internacional por excelência no tratamento de AVC

SANTA CASA RECEBE CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL POR EXCELÊNCIA NO TRATAMENTO DE AVC

A Santa Casa de Porto Alegre alcançou um marco importante com a conquista da certificação de Centro Avançado de AVC pela World Stroke Organization (WSO), oficializada na última semana de junho. A distinção reconhece o compromisso da instituição em elevar os padrões de tratamento para pacientes que sofrem de Acidente Vascular Cerebral (AVC), uma das principais causas de morbimortalidade no Brasil e no mundo.

Para alcançar a certificação, foi necessário um trabalho intenso ao longo de dois anos, desenvolvido por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, residentes, enfermeiros, assistentes sociais, fonoaudiólogos, farmacêuticos, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas. “Os processos foram mapeados e redesenhados, focando na melhoria contínua da linha de cuidado. Indicadores foram desenvolvidos e equipes foram treinadas, resultando na implementação de novas rotinas que envolvem desde a chegada do paciente à emergência até os cuidados intensivos e de reabilitação”, explica a diretora técnica da Santa Casa, Gisele Nader Bastos.

Implementadas a partir de julho de 2022, as mudanças resultaram na melhora de importantes indicadores de qualidade como:

– Aumento da sobrevida em 11,3%
– Redução de 57,7% do tempo porta imagem (TC)
– Redução de 6,7% do tempo porta agulha (AVC isquêmico)
– Melhora de 50% da capacidade funcional na alta hospitalar

Com a certificação, a Santa Casa reforça seu compromisso com a excelência na área, destacando-se como referência nacional e internacional. O reconhecimento, concedido pelo comitê executivo da WSO junto à Sociedade Ibero-Americana de Doenças Cerebrovasculares (SIECV), atesta a qualidade da instituição no que se refere à estrutura, assistência e tratamento do AVC.

“Essa é uma conquista importante para todos nós. Implementamos práticas prioritárias de atendimento centradas no paciente, aliadas à participação ativa de diversos profissionais da instituição. Engajados pelo mesmo objetivo, alcançamos números positivos que impactam diretamente em desfechos que importam para o paciente, como o aumento da sobrevida e da capacidade funcional no longo prazo”, destaca o neurologista e coordenador da Linha de Cuidado do AVC, Diógenes Zãn.