saude-inovadora-2024-rede-inovacao-esg-ia-ecossistema-hub-startup-cns-simers-hospital-cfm-conselho-federal-medicina-4
EINSTEIN
rede-rs-cidade-2024-brasil-inovador-rio-grande-sul-aldo-rosa-ceo-reconstrucao-doacoes-resgate-acolhimento-abrigo-municipio-enchente-randoncorp-daniel-instituto-elisabetha-randon
rede-brasil-inovador-2024-inovacao-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-ecossistema-startup-ia-esg-hub-cni-cna-cnc-universo-totvs-sp-2
saude-inovadora-2024-rede-inovacao-esg-ia-ecossistema-hub-startup-aldo-rosa-ceo-palestrante-cns-simesp-simers-feira-hospitalar-sao-paulo-grupo-bradesco-biobrazilfair-biofach-organico

ABIMO e Embrapii renovam parceria para fortalecer a indústria brasileira de dispositivos médicos

ABIMO e Embrapii renovam parceria para fortalecer a indústria brasileira de dispositivos médicos

ABIMO e Embrapii renovam parceria para 2024

Visando fortalecer e incentivar a indústria brasileira de dispositivos médicos, parceria investe em tecnologia e, pela primeira vez, irá percorrer o país

Com o objetivo de fortalecer e estimular a inovação tecnológica na área de dispositivos médicos, a ABIMO – Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos – e Embrapii – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial – renovam a parceria para 2024.

O setor de dispositivos médicos – que inclui desde luvas e seringas, desfibriladores, válvulas, implantes cardíacos, ortopédicos e um conjunto gigantesco de outros produtos -, além de ser essencial para proporcionar um serviço de alta qualidade para a população com tecnologia e inovação, é também uma área que gera muitos empregos.

A parceria faz parte da estratégia da Embrapii no fomento a inovação para o setor da saúde e encontrou uma grande demanda junto às associadas da ABIMO, que são geradoras de tecnologia de ponta em um setor muito competitivo em âmbito mundial.

Em 2024, pela primeira vez, a agenda incluirá diversas regiões do país. “Com essa estratégia, continuamos a incentivar as empresas a investirem em tecnologia e, assim, trazer sustentabilidade para o setor. E, agora, pretendemos levar essa discussão para outras regiões do país, como Belo Horizonte, Salvador e Curitiba. Queremos fomentar a inovação, também de maneira regional”, diz Márcio Bósio, Diretor Institucional da ABIMO.

Durante a Jornada de Inovação em Saúde em 2023, foram realizados quatro encontros que abordaram temas desde o uso da inteligência artificial até a prototipagem. Das empresas participantes dos encontros, 33% iniciaram negociações para o desenvolvimento de importantes projetos de inovação no setor.

Na carteira da Embrapii, o setor da saúde é o segundo com maior número de projetos destinados para o desenvolvimento tecnológico e inovação. “São quase 300 projetos, 265 empresas, R$ 315 milhões em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação no setor da saúde”, disse Igor Manhães Nazareth, diretor de Planejamento e Relações Institucionais da Embrapii durante a assinatura da renovação.

Sobre a ABIMO

A Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) representa a indústria brasileira de produtos para a saúde que promove o crescimento sustentável no mercado nacional e internacional. Fundada em 1962, a instituição conta com mais de 300 associadas e surgiu a partir da ideia de 25 fabricantes de produtos médicos e odontológicos com o objetivo de fortalecer, organizar e regulamentar o segmento. Nesses anos de trabalho, a ABIMO expandiu suas operações de suporte à cadeia produtiva através de conselhos e grupos de trabalho, os quais respondem por todos os aspectos técnicos, operacionais e associativos do setor.