saude-inovadora-2024-rede-inovacao-esg-ia-ecossistema-hub-startup-cns-simers-hospital-cfm-conselho-federal-medicina-4
EINSTEIN
rede-rs-cidade-2024-brasil-inovador-rio-grande-sul-aldo-rosa-ceo-reconstrucao-doacoes-resgate-acolhimento-abrigo-municipio-enchente-randoncorp-daniel-instituto-elisabetha-randon
rede-brasil-inovador-2024-inovacao-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-ecossistema-startup-ia-esg-hub-cni-cna-cnc-universo-totvs-sp-2
saude-inovadora-2024-rede-inovacao-esg-ia-ecossistema-hub-startup-aldo-rosa-ceo-palestrante-cns-simesp-simers-feira-hospitalar-sao-paulo-grupo-bradesco-biobrazilfair-biofach-organico

Fórum +Saúde 2023: Palestra aborda o financiamento do SUS e a judicialização na Saúde

Fórum +Saúde 2023: Palestra aborda o financiamento do SUS e a judicialização na Saúde

Na tarde deste sábado, 28, do 2º Fórum +Saúde: Debater a Saúde e Construir o Futuro, promovido pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), o presidente do Simers, Marcos Rovinski, mediou a primeira palestra, sobre o financiamento do sistema público da saúde e a utilização de ferramentas jurídicas para o acesso a serviços inacessíveis à população.

Consenso entre os debatedores, os problemas enfrentados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) são advindos de duas origens: subfinanciamento e complexidade de gestão. Na visão do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP/RS), representado pelo promotor de Justiça Leonardo Menin, os excessos de sistemas e o não cruzamento de dados entre instituições e o Estado contribuem para que procedimentos demorem tanto para ser realizados. Para alguns pacientes, quando chega a hora já é tarde demais.

A questão do subfinanciamento foi debatida com os demais palestrantes, entre eles o ex-presidente da Associação de Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), Eugênio Terra, e o advogado e representante da Comissão de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), Diego Mariante. Eles abordaram os principais pontos que necessitam, efetivamente, de evolução, como a ampliação de ferramentas de gestão, transparência e controle do maior sistema de saúde pública do planeta: o SUS.

Simpósio de Educação Médica e Encontro de Lideranças em Saúde

A Pedra Fundamental da Medicina foi o tema do primeiro painel da tarde do Simpósio de Educação Médica, que aconteceu na Sala Piratini, com o tema A Pedra Fundamental da Medicina. Os Diego Miltersteiner, Gustavo Carvalhal e o diretor de Políticas Estratégicas do Simers,Vinícius de Souza, falaram para os acadêmicos sobre as constantes transformações da Medicina e a necessidade da ética nas tomadas de decisões, em uma profissão complexa e que vai além do conhecimento técnico para fazer a diferença no cuidado.

Já na Sala Farroupilha, o Encontro de Lideranças Médicas abriu as palestras discutindo A verdade sobre a Obstetrícia e a Medicina, com o presidente da Sociedade de Obstetrícia do RS (Sogirgs), Lucas Schreiner, o diretor do Simers, Marcelo Sclowitz, e o vice-presidente, Marcelo Matias, sendo que os dois fazem parte do Núcleo de Obstetrícia do Sindicato Médico. Eles também abordaram a criação do instrumento jurídico criado pelo SImers de Exclusividade Obstétrica, que está apresentado aos especialistas do país para garantir a segurança para o trabalho médico e na assistência ao paciente.

https://simers.org.br/