saude-inovadora-2024-rede-inovacao-esg-ia-ecossistema-hub-startup-cns-simers-hospital-cfm-conselho-federal-medicina-4
EINSTEIN
rede-rs-cidade-2024-brasil-inovador-rio-grande-sul-aldo-rosa-ceo-reconstrucao-doacoes-resgate-acolhimento-abrigo-municipio-enchente-randoncorp-daniel-instituto-elisabetha-randon
rede-brasil-inovador-2024-inovacao-innovation-trends-aldo-rosa-ceo-palestrante-ecossistema-startup-ia-esg-hub-cni-cna-cnc-universo-totvs-sp-2
saude-inovadora-2024-rede-inovacao-esg-ia-ecossistema-hub-startup-aldo-rosa-ceo-palestrante-cns-simesp-simers-feira-hospitalar-sao-paulo-grupo-bradesco-biobrazilfair-biofach-organico

Hemobrás e Fiocruz Pernambuco firmam parceria para fomentar inovação, ciência e tecnologia

Hemobrás e Fiocruz Pernambuco firmam parceria para fomentar inovação, ciência e tecnologia

Hemobrás e Fiocruz Pernambuco firmam parceria para fomentar inovação, ciência e tecnologia

Representantes das diretorias da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) e do Instituto Aggeu Magalhães – Fiocruz PE, ambos ligados ao Ministério da Saúde, deram início essa semana a uma parceria para trocar experiências e prospectar projetos que podem ser desenvolvidos em conjunto. A força-tarefa visa fomentar ações de inovação, ciência e tecnologia que se transformem em benefícios para toda a população brasileira.

Na sede da Fiocruz PE, localizada dentro do campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o diretor presidente Pedro Miguel dos Santos Neto e representantes do Conselho Diretivo da instituição receberam nessa quarta-feira (5) a presidente da Hemobrás, Ana Paula Menezes, que estava acompanhada da chefe de Gabinete, Adelaide Caldas, da assessora da Diretoria de Produtos Estratégicos e Inovação, Patrícia Barros, e do assessor de Planejamento, Raphael Mendes. Entre as demandas apresentadas pela diretoria da estatal farmacêutica, destacam-se a realização de formações para o corpo funcional com foco em gestão; e a formulação de projetos de pesquisa e a elaboração de um projeto de responsabilidade social para a Zona da Mata Norte e com foco em saúde.

“A gente sai daqui com um conhecimento muito maior sobre as possibilidades de parcerias que podem ser realizadas entre a Hemobrás e a Fiocruz PE. É um privilégio termos essas duas instituições funcionando no mesmo estado e podendo trabalhar juntas. Estou bastante animada. Conheço a capacidade técnica da Fiocruz e temos muito o que desenvolver conjuntamente, a fim de colher frutos que darão sustentabilidade não apenas aos projetos das instituições, mas irão gerar frutos à sociedade de Pernambuco e do Brasil”, assinalou Ana Paula Menezes.

Para a Fiocruz PE, a parceria com a indústria de medicamentos Hemobrás representa, entre outras oportunidades, a possibilidade de colocar em prática projetos de pesquisa que são desenvolvidos pelos seus cientistas. A proposta de elaborar um projeto para oferecer aos municípios que fazem parte da Mata Norte, por exemplo, foi recebida com bastante entusiasmo. “É uma enorme oportunidade de desenvolver essa experiência de ter o Aggeu trabalhando em uma microrregião do estado de Pernambuco. Pensar nos nossos seis departamentos, todos juntos, toda a nossa estrutura, trabalhando nesta área”, afirmou o diretor presidente Pedro Miguel. “Foi uma excelente reunião, que aponta para diversas cooperações e parcerias que serão muito benéficas para Pernambuco, para o Nordeste e para o país”, complementou.

Como resolução deste primeiro encontro, foi firmado o compromisso entre as duas instituições para a formulação de um instrumento jurídico que oriente a relação entre ambas. Para isso, será constituído um Grupo de Trabalho que irá produzir um acordo técnico de cooperação. De imediato, o Aggeu Magalhães convidou a Hemobrás a participar da próxima edição do Fiocruz Pra Você, evento que leva à população ações de vacinação, divulgação científica e promoção da saúde, pré-programado para agosto.